Quem me acompanha há mais tempo sabe que, desde a minha adolescência, sou viciado em aprender e em descobrir formas mais eficientes de dominar o que me interessa, sem desperdício de tempo e de energia.
Como resultado, escrevi um livro sobre SuperAprendizagem que deve ser publicado em breve (prometido pra agosto!) pela editora Objetiva (Companhia das Letras).
Enquanto o meu próprio livro não sai, deixo aqui uma lista comentada com 10 livros que podem servir para aqueles que também querem aprimorar seus métodos (não só de estudo) e iniciar sua experiência no mundo da aprendizagem de alto impacto.
10 – Ultra-Aprendizado / Scott Young. Eu acompanhava o canal do Scott Young (em inglês) bem antes de o seu livro ser publicado. Quando o livro foi lançado, eu já havia praticamente concluído a minha pesquisa e por isso não acrescentou tanto em relação ao que eu já sabia. Mas é um bom ponto de partida pra quem quer entrar no mundo da ultra-aprendizagem.
9 – Ferramenta dos Titãs – Tim Ferriss. Livro polêmico, que compila centenas de dicas de pessoas de alta performance em vários campos diferentes. É bem prático e incorpora a filosofia da super-aprendizagem, que nada mais é do que descobrir a melhor forma de viver melhor, testando novas ideias capazes de aprimorar o desenvolvimento.
8 – Motivação 3.0 / Daniel Pink. O livro é uma ode à motivação intrínseca, que é a principal mola propulsora da aprendizagem. Você só aprende se soltar das amarras da motivação extrínseca e descobrir formas espontâneas para querer aprender cada vez mais. Ideia simples e valiosa que levo comigo sempre.
7 – Trabalho Focado / Cal Newport. Todos os livros do Newport valem a pena, mas esse é o melhor. Ideia base: é melhor focar por poucas horas em trabalho de alta intensidade, sem distração e “deep work” do que ficar enrolando em horas e mais horas de trabalho superficial rodeado de distrações.
6 – Fixe o conhecimento / Roediger III. Apesar do título meio infantil e da capa mais descontraída, o livro é escrito por um dos principais pesquisadores da área e mostra o que tem sido produzido no campo da ciência da aprendizagem. Tenho meus senões com os estudos científicos nessa área porque minha forma de aprender foge muito do padrão, e os estudos científicos generalizam. Mas a espinha dorsal da super-aprendizagem está nos conceitos de “dificuldades desejáveis”, “repetição espaçada”, “variabilidade” etc. que vem daí.
5 – Direto ao Ponto / Anders Ericsson – Peak é o processo por trás da super-aprendizagem. O conceito central de “prática deliberada” foi desenvolvido por Anders Ericsson, junto com a sua famosa teoria das “10.000 horas”, que foi popularizada (de modo um tanto quanto equivocado e exagerado) por Malcolm Gladwell.
4 – Outliers / Malcolm Gladwell – Como fã de carteirinha do Gladwell, tinha que incluir este livro, que foi um dos primeiros que li sobre super-aprendizagem. Qual a fórmula dos grandes gênios da humanidade? O que faz com que algumas pessoas consigam ter um desempenho fora do comum? Será que nós próprios podemos aplicar algum tipo de modelo para também alcançar o sucesso? Após duas ou três páginas, quem começa a ler não consegue mais parar.
3 – Mindset / Carol Dweck – A ideia de mindset (prefiro traduzir e usar mentalidade!) já está bem desgastada e saturada por conta dos coachs que usaram e abusaram do termo. Mas é um ponto de partida importante para quem quer entrar num processo contínuo de aprendizagem de longo prazo e com eficiência.
2 – Quando / Daniel Pink – Sou fã do Daniel Pink e esse livro foi decisivo para moldar meu atual estilo de vida, sobretudo pela forma como nos ajuda a pensar sobre como usar o tempo com sabedoria, fazendo a distinção entre horários nobres e horários pobres de acordo com o cronotipo.
1 – Hábitos Atômicos / James Clear. Eu poderia sugerir o famoso livro do Duhigg sobre o Poder do Hábito, que também é excelente para entender a ciência da formação do hábito. Mas o livro do James Clear é mais prático, mais legal e mais completo. Vale muito a pena!
Enfim, eis uma listinha que avalizo e recomendo!