Filosofia dos Direitos do Homem

by

Este semestre estou com duas turmas na faculdade: filosofia do direito e direitos fundamentais. Nos Estados Unidos, essa mistura é bem comum. Não há uma distinção clara entre as disciplinas de filosofia política, filosofia moral, filosofia do direito e as disciplinas práticas ligadas ao direito constitucional e à declaração de direitos. A filosofia do direito, em particular, costuma girar em torno das questões constitucionais vividas nos tribunais. Pois bem…

Tudo isso está servindo como pretexto para sugerir um livro que acabei de ler que faz um link bem interessante entre a filosofia e a teoria dos direitos fundamentais. O título é “A Filosofia dos Direitos do Homem”, de Guy Haarscher (ed. Instituto Piaget – de Portugal). O autor é francês, o que significa dizer que a linguagem é bem agradável. Aliás, o livro foi vencedor do prêmio de melhor obra de ensino e educação permanente na França.

Em alguns pontos, o livro é um pouco superficial, o que não deixa de ser um ponto positivo se o público-alvo são os alunos da graduação. Mas, de um modo geral, o autor consegue fazer uma boa relação entre o pensamento filosófico, especialmente do iluminismo, com a atual teoria dos direitos fundamentais (que os franceses chamam de direitos do homem).

Enfim, recomendo. Aqui um link para aquisição da obra via Livraria Cultura.

Advertisements

2 Respostas to “Filosofia dos Direitos do Homem”

  1. Anónimo Says:

    Prezado George,

    Parabéns pelo blog!

    Como sobra tempo para conciliar tantas atividades, como a carreira de juiz, o doutorado no exterior, as aulas na faculdade, a constante leitura de livros, a atualização do blog, sem contar a família e filhos?

    Abraço!

  2. Rubiana Lay Gonsalves Says:

    PERGUNTA? Porque os direitos dos homens e muito importante

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: