Mafalda, Filosofia e os Direitos Fundamentais

by

Tive a oportunidade de ler, recentemente, o livro “Toda Mafalda”, do caturnista argentino Quino. Achei simplesmente fantástico. Há muitas lições de filosofia, de direitos fundamentais, de ética, entre outros temas que interessam aos juristas. Aqui, uma pequena amostra:

leiquinocaraterquinoconhecequinofilosofia

Anúncios

2 Respostas to “Mafalda, Filosofia e os Direitos Fundamentais”

  1. Mauro Matias Says:

    Nossa isonomia está garantida ?

    Recentemente participei de uma Conferencia Internacional por uma Governança Mundial, onde foi lida a dita Carta de São Paulo, que tem por finalidade a substituição da Carta de São Francisco, matriz da Liga das Nações, posteriormente chamada ONU, e será apresentada durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15), a ser realizada no início de dezembro de 2009, em Copenhague (Dinamarca).

    A conferencia contava com a participação dos senhores: Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente do Brasil) e Michel Rocard (ex-primeiro-ministro da França), além de Stéphane Hessel (embaixador da França e participante da redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948) e René Passet (economista francês especialista em desenvolvimento).

    Tomo a liberdade de escrever pois, tal carta, em contrariedade a nossa constituição, afeta nossa isonomia. Escrevo tambem por não ter a quem recorrer, por ver nosso povo tão disperso e por me preocupar com o futuro de nossas crianças, pois sei como é nascer sem liberdade.

    Carta no Site CPFL:
    http://www.cpflcultura.com.br/post/carta-de-sao-paulo-por-governanca-mundial

    Amor e discernimento.

    Amigavelmente

    Mauro Matias

  2. Carlos Says:

    A Mafalda é uma personagem altamente filosófica e inquieta.

    Recentemente, o grande constitucionalista Luis Roberto Barroso disse que a personagem representaria uma verdadeira advogada.

    Seria pelo seu questionamento? Seria pela suas indagações sobre aquilo que é tido como natural?

    Abraços

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: