A pintura acima ilustra a capa do meu “Curso de Direitos Fundamentais”. Foi pintado pela minha esposa, Danielle Diógenes, especialmente para a ocasião.
É um quadro cheio de simbologias ligadas aos direitos fundamentais. Aliás, eu próprio dei alguns pitacos que foram aproveitados na versão final.
A árvore, por exemplo, é uma macieira, simbolizando o livre-arbítrio e, portanto, a autonomia da vontade, que é a matéria-prima dos direitos de liberdade.
A família do quadro está meio que representando a humanidade. A criança está carregando no braço um cordeirinho, destacando duas coisas: (a) a solidariedade e (b) a proteção dos animais e do meio-ambiente. A mulher está grávida, enaltecendo o direito à vida. O marido carrega um violão, para simbolizar, bem, deixa eu ver, a música e a cultura (será que estou forçando a barra?)…
No céu, há um arco-íris, que é o símbolo da diversidade, do pluralismo e da tolerância. Além disso, procura-se destacar as cores do lema da Revolução Francesa – o azul no céu (liberdade), o branco nas nuvens (igualdade) e o vermelho no sol (fraternidade).
Talvez não seja possível perceber, mas atrás da família, na estrada, as estruturas das pedras parecem a forma de uma suástica nazista, para lembrar que esse foi um obstáculo que ficou pra trás e que agora é só caminhar em direção ao sol, que surge no horizonte simbolizando a esperança. Há ainda uma pomba branca, simbolizando a paz, que tenta guiar a família rumo a seu destino.
Finalmente, dentro de uma daquelas casinhas, há alguém lendo o meu Curso de Direitos Fundamentais. Não dá pra ver, mas ele tá lá.
setembro 30, 2008 às 10:52 am
Fico feliz em saber que o livro saiu.
Sou estudante de Direito e tenho acompanhado o site já tem uns meses.
Textos sempre lúcidos e, principalmente, muito bem embasados.
Será com certeza minha próxima aquisição pra minha modesta biblioteca jurídica.
setembro 30, 2008 às 6:14 pm
Esse post me lembrou de que tenho um casal de amigos que está me devendo um quadro… :-))
outubro 1, 2008 às 1:42 pm
Fantastique! Parabens pelo exercicio de humanidade e felicidade!
outubro 4, 2008 às 1:11 am
teste
outubro 4, 2008 às 1:14 am
testando de novo
outubro 7, 2008 às 10:15 pm
Pena que no livro mais da metade da imagem está escura, assim ficando difícil perceber os detalhes descritos.
Parabéns pelo livro.