O Estado sou Eu

by

Acabei de ler esta notícia, em que o Lula diz que um decreto que ele assinou proibindo o fumo no Palácio do Planalto não se aplica ao seu gabinete e, imediatamente, lembrei de um livrinho bem conhecido.

No referido livro, o autor defende que o soberano deveria possuir um poder absoluto, sem qualquer limitação jurídica ou política.  Nada que o soberano fizesse poderia ser considerado injusto, até porque ele seria o juiz de seus próprios atos e ninguém poderia questioná-lo. O soberano julgava, mas não poderia ser julgado. O soberano legislava, mas não estava submetido à própria legislação que ele editava. Enfim, o soberano podia tudo e somente prestava contas a Deus.

E que se dane o Estado de Direito!

Eis a capa do citado livro:

******

Aliás, não foi Lula o autor da frase “foda-se a Constituição“?

Anúncios

11 Respostas to “O Estado sou Eu”

  1. Clarissa Oliveira Says:

    …”foda-se a contituiçã” vindo desse Noblat…. Aquele repórter do NYT foi ridiculo, fosse no país dele…; mas é que nós somos latinos, esqueceu?
    Ai, ai a imprensa paulista tem mania de caricaturar a figura do Presidente da República. A bebida, o cigarro, daqui a pouco vem outro.

  2. Diogo Bacha e Silva Says:

    A questao nao é o cigarro ou nao, que dos males seria o menor. A questao é a forma com que o nosso querido Presidente vem conduzindo seu governo. Para atingir seu fins de popularidade, Lula, utiliza-se de todos os meios, lícitos ou não.O maior problema é o manto de proteção em que envolveram nosso Presidente. Ele nunca sabe e nunca soube de nada o que acontece de orgaos diretamente vinculados a ele.
    O pais caminha por um triste terreno, em que falta, sobretudo, respeito a democracia e a constituição.

  3. Thiago. Says:

    Não divido de que ao final do segundo mandato apareça sobranceira uma emenda Constitucional alterando o sistema de elegibilidades, quem sabe um 3º ou mesmo indefinidos mandatos, submetidos ao (segundo alguns – legítimo) referendum popular. E assim caminha a américa latina… entenda-se….e assim caminha a América Latina desde a OPERAÇÃO CONDOR!

    Os Americanos, à guisa de combate ao comunismo, plantaram uma sementinha (ao menos semearam e regaram em solo fértil), e agora não conseguem podá-la (e quem disse que é necessário)?

    Já que o Sumo Presidente sua Alteza Real e Imperial em nome de sabe-se lá que Deus, assim como seu companheiro Yankee Bush (Lshit), desrespeita a Carta de Direitos Civis, não só com palavras, mais com atos concretos, acho que o Jornalista tem mesmo é que caricaturá-lo. E porque ele não poderia ser caricaturado? Quem se lembra das Charges de Maomé, e principalmente a reação dos Relisiosos Xiitas ? será que o mesmo acontece (eu) à socapa no Brasil?

    Mas deixe-me parar por aqui, senão um dos arapongas do Lula rastreia meu IP, e quem sabe manda me capturar por ofender o Sumo Pontífice.

  4. Mário Gomes de Barros Says:

    Perfeito, George.

    Saudações alagoanas.

  5. Daniel Andrade Says:

    E os porcos passaram a andar em pé e a comer na mesa com talheres….

  6. Hélio Says:

    “The King Can Do No Wrong “

  7. hugo segundo Says:

    Daniel, e isso mesmo! A proibição não se dirige aos porcos, que estão fazendo tudo em prol do “interesse público”, e por isso não podem se submeter a certas restrições impostas ao resto da sociedade… A revolução dos bichos é perfeita aqui.

    E mais: certamente inspirada em Hobbes, nossa ordem jurídica já conteve a previsão, ao tempo das ordenações filipinas, de que “nenhuma lei, pelo rei feita, o obriga, senão enquanto ele, fundado na razão e igualdade, quiser a ela submeter o seu poder real” (Livro 2, Título 35, § 21).

  8. Hugo Lontra Says:

    Os simples mortais que se Fo#$%! Essa é a cultura brasileira com ranço colonial!
    Abraços
    Hugo Lontra
    http://odireitoeassim.blogspot.com/

  9. Hugo Lontra Says:

    Os simples mortais que se fo##$%! Esse é o ranço do colonialismo que sobrevive em nosso brasil até os dias de hoje!
    Abraços
    Hugo Lontra
    http://odireitoeassim.blogspot.com/

  10. Hugo Lontra Says:

    Isso somente demonstra o ranço do período colonial que o Brasil ainda não conseguiu perder!
    http://odireitoeassim.blogspot.com/

  11. Lord Bruno Says:

    gostei + ou – dessa resposta é comprida mais não tem tudo o que preciso

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: