Direito à Saúde – Retinose Pigmentar em Cuba

by
Conforme noticiado no Conjur, o Supremo Tribunal Federal vai decidir se o governo federal deve pagar viagem para um grupo de pessoas que sofrem de uma doença rara chamada retinose pigmentar, que leva à perda progressiva da visão, para serem tratadas em Havana, Cuba.

Em monografia sobre “a efetivação judicial do direito à saúde”, que escrevi em 2003, por ocasião de um curso de especialização em direito sanitário (UnB), defendi, com base no princípio da proporcionalidade, o ponto de vista contrário ao direito ao tratamento. Na minha ótica, se não há comprovação da eficácia da cirurgia, não seria razoável/proporcional condenar o SUS a arcar com o tratamento de todos os portadores da doença enquanto não houvesse pelo menos indícios científicos de que há alguma melhora no quadro clínico. Além disso, como existem médicos no Brasil que fazem a mesma cirurgia, não seria proporcional realizar o tratamento em Cuba, já que se deve optar pela opção menos onerosa entre as existentes e adequadas.

Pelo que pude notar, esse foi o mesmo argumento adotado pelo Min. Direito.

A monografia pode ser lida aqui.
Anúncios

78 Respostas to “Direito à Saúde – Retinose Pigmentar em Cuba”

  1. Rafael Diogo Says:

    George,
    Mesmo concordando, em principio, com sua ideia, mas entendendo que o debate é salutar, não estariamos ai caindo na premissa de que, em duvida, concretiza-se o dir. fundamental? Pelo que andei lendo, embora nao haja comprovações da eficácia do tratamento, há sérios indícios, bem como de que os médicos cubanos são mais especializados que os brasileiros, nesta área, já que os profissionais que realizam este tratamento no Brasil beberam em fontes cubanas, que estuda o assunto há quase 30 anos.

    Abraços,
    Rafael Diogo

  2. George Marmelstein Says:

    Rafael,
    se houve estudos sérios que comprovassem a eficácia do tratamento, mudo de opinião rapidamente. O problema é que 9 entre 10 oftamologistas brasileiros entendem que os resultados são insuficientes para dizer que se trata de um tratamento de sucesso.
    Basta ver no Google para perceber que há muito mais opiniões contrárias do que a favor.

    George

  3. OSVALDINO CALDEIRA Says:

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER EM QUE LUGAR DO BRASIL É FEITO O TRATAMENTO PARA RETINOSE PIGMENTAR, TENHO UM AMIGO EM ESTADO AVANÇADO,

    GRATO,

    OSVALDINO CALDEIRA

  4. tatiane lima Says:

    bom dia , gostaria de saber em lugar do Brasil posso conseguir o tratamento gratuito , pois o meu tio sofre dessa doença e não tem condições e está em estado avançado. obrigado
    tatiane lima

  5. Ana Maria Lago Says:

    boa tarde..

    Gostaria de saber como e onde é feito o tratamento de retinose pigmentar, se tem tratamento gratuito ou nao… Minha irma tem essa doença, e ela é uma das coisas mais preciosas q tenho…

    Sofro por ver ela nessa situaçao… o estado avançado piora a acada dia…..

    Se possivel, gostaria de uma resposta rapida…

    obrigada…

  6. Marlene Ferreira Says:

    Infelizmente, muitos atacam o tratamento de Cuba sem conhece-lo, eu fui lá varias vezes levando meus 2 filhos que fizeram a cirurgia e a visão ficou estabilizada (não proguediu).Isto nos deu a esperança de poderemos mais tarde o implante de cèlulas tronco quem sabe no Brasil, caso este nos apresente algo que se considere acima do de Cuba, pq até hj só se ouve falar “mal” da tecnica Cubana , eu pergunto, ONDE PODEMOS LEVAR NOSSOS PACIÊNTES AQUI NO BRASIL? Deixo esta pergunta no ar e se caso alguem conheça a resposta me indique por gentileza.Obrigada.

    • Anónimo Says:

      marlene ferreira qual o nome do seu advogado que voce conseguiu os recursos para otratamento para ir a cuba fui uma vez mas nao cosegui ir mas gostaria de saber qual o nome do seu advogado obrigada

  7. Marlene Ferreira Says:

    Ana Maria, a tua irmã tem o direito de fazer o tratamento fora domicilio, desde que entre com os documentos em Brasilia.Um advogado podera lhe ajudar na documentação. É um direito que temos:Quando não se encontra a cura aqui no Brasil e temos onde encontra-la, o INSS paga este tratamento, procure fazer valer o direito do cidadão, eu o fiz e centanas de outros brasileiros tambem, boa sorte.

    • solange vieira Says:

      No ano 2000 eu fui a cuba/também fiz cirurgia em ambos olhos,tive uma surpresa recebi uma imtimaçao no valor R$ 75O,000,sendo que já havia feito o acerto de contas,stavam me cobrando as passagens,ve se pode?segundo eu sei que a ADVOGADA de Brasilia que stava dando um 7/1 em todos mas como acorda arrebenta no mais fracos,ate vc provar somos squecidos.também procuro tratamento gratuito no Brasil.tenho RP 10% visão central,spero a cura das células tronco.

    • juliana Says:

      marlene quando vc foi a cuba o inss pagou todo o seu tratamento????? quando foi isso quando que vc conseguei…. me de informacoes entre em contato comigo qual a idade de seus filhos ….juliana_nabao@hotmail.com.

  8. Elizete Barboza Says:

    Eu e minha família somos portadores de retinose pigmentar;gostaríamos de saber se já existe tratamento?moramos no estado do Rio.

  9. Willian Antunes Rodrigues Says:

    Tenho um cunhado que tem retinose pigmentar e ele quer ser voluntário para experiencias no tratamento; gostariamos que tentasse ajudalo de alguma forma.

  10. Cristiane Silva Says:

    Minha mãe tem retinose pigmentar e estou desesperada com isso por favor onde posso obter ajuda aqui em São Paulo?

    • priscila Says:

      Oi meu marido tem retinose pigmenta,estou psquisando sobre a doença se puder entre em contato

  11. Rosangela Brito Says:

    Olá eu não tenho retinose, mas sofro duma lesão no nervo e sinto muitas dores, faço tratamento a 02 (dois) anos mas as crises tem se itensificando e os gastos tem sido alto, gostaria de saber se consigo obter tratamento em cuba para o meu problema como devo proceder e onde devo procurar. Agradeço se puder e orientar.
    Obrigada
    Rosangela Brito
    Paraná

  12. Simone Lelis Liz leite Says:

    Boa noite!
    Sou Portadora de retinose pigmentar e estou sofrendo muito com esse problema. Primeiro que não tenho condições de andar só pela noite e isso dificulta que eu consiga um emprego. Queria muito poder andar à noite sem precisar incomodar as pessoas para que me ajude.
    Peço informações de onde posso fazer um tratamento gratuito em São Paulo e se tenho direito a benefícios pois não trabalho e não tenho condições de pagar o tratamento.
    Agradeço pela informação.
    Simone Lelis
    São Paulo

    • Nazareth Says:

      Boa tarde,
      Me chamo Nazareth, sou de Colinas-Ma e tenho Retinose Piguimentar. Faço tratamento em São Luis – Ma com um otimo medido, Sofro a muito tempo (desde os 13 anos com esse problema) mas graças a Deus, segundo meu medico a doença está parada. Tomo vitamina A a quase 10 anos.
      Por favor, alguem mantenha contato comigo. Se alguns souber de algum medico em algum Estado que me ajude com algum outro tratamento ou cirurgia, mantenha contato comigo.
      Preciso muito de ajuda.
      Fiquem com Deus e tenho certeza que Deus sabe o que é melhor pra todos nos.
      nazarethpaivalima@hotmail.com

  13. ito Says:

    bom dia eu tenho essa dõença,e gostaria muito de saber onde buscar esse tratamento omeu quadro esta avançado e gotaria de obter esse tratamento.

  14. ito Says:

    bom dia sou portador da retinose pigmentar o meu quadro já estar avançado e gostaria de saber qual e o lugar que eu posso me tratar.

  15. Sirlene Says:

    Minha irmã fez cirurgia(retinose pigmentar) em Havana / Cuba, no ano de 1997 e 1998. Tivemos uma surpresa nada agradável, ela recebeu uma intimação para pagar todo o tratamento feito na época (pago pelo governo) R$ 55.000,00 um absurdo. Não temos de onde tirar esse dinheiro, gostaria de saber se isso aconteceu com algum de vcs?

  16. ANA PAULA Says:

    A MINHA FAMILIA INTEIRA TEM ESSA MALDITA DOENÇA TENHO UM TIO MAIS VELHO QUE JA ESTA CEGO SO VER VULTOS E OS OUTROS NÃO ESTAO ENXERGANDO MUITO BEM, ESSES QUEREM DESCOBRIR UM LUGAR OU SE JA EXISTE TRATAMENTO PARA ESSA DOENÇA ELES NÃO QUEREM SABER SE É CARO OU BARATO MAIS SIM SE TEM A CURA…FICO GRATA PELA RESPOSTA E AGUARDANDO A RESPOSTA DESSE E-MAIL

  17. Érico Says:

    Sou médico e também tenho retinose pigmentar numa variante atípica, que já tem me impedido de dirigir e ler certas coisas. De fato a medicina está muito longe em termos de avanços científicos nesta área e é duro ter que encarar uma doença onde não se tenha o que fazer, aguardar a evolução natural e rezar. Os tratamentos não são consistentes e não tem validação científica, exceto pelo palmitato e pela luteína, que tomo há anos. O que nos resta é alimentar a esperança de novas pesquisas e terapêuticas acessíveis, sem qud tenhamos que nos submeter a tratamentos obscuros sem resultados favoráveis.

    • Márcia Says:

      Também sofro com a Retinose Pigmentar mas não tomo nenhum medicamento. Gostaria de saber sobre estes que você mencionou.
      Abraços

      • Everson Says:

        Márcia tenho um irnão com a doença.Ele está tomando vitamina A – Palmitato na fórnula de 15000ui que vc pode mandar manipular er eeee.

      • Everson Says:

        Ten uma vitamína importada com Luteína e Zeaxantina com carga elevadada.(016)36236423- é o fone da importadora.

      • Everson Says:

        aqui em Ribeirão o Dr. Rodrigo Jorge está já com pacientes submitidos ao tratamento com células tronco e os resultados são muito positivos.Tem também o tratamento com células encapsuladas nos Estados Unodos que está chegando também…em fase final de testes com 120 pacientes voluntários lá.Vamos torcer querida.Deus está conosco e temos gente de boa vontade se esforçando e acredito muito numa cura breve.

      • jussara Says:

        ola posso entrar em contato com vc???

      • Nazareth Says:

        Everson,
        Eu tenho tb retinose.
        Como faço para chegar até seu medico??
        Eu ja uso vitamina A mas essa Luteina nao,
        Moro no maranhao e tenho um otimo medico mas busco ainda mais informaçoes.
        Como anda o seu estado?
        Por favor,me manda um email até pelo amor de Deus.
        nazarethpaivalima@hotmail.com

    • Lucineide Ramos Mendes Says:

      Olá, Érico!!!!

      Vejo que você toma remédio pra controlar a retinose pigmenta e me interessei porque tenho dois irmãos com essa doença e eles nunca tomaram nenhum remédio. Gostaria de saber como e onde comprar e se precisa de receita médica.
      Sdc.

    • Lucineide Ramos Mendes Says:

      Olá, Érico!!!!

      Vejo que você toma remédio pra controlar a retinose pigmenta e me interessei porque tenho dois irmãos com essa doença e eles nunca tomaram nenhum remédio. Gostaria de saber como e onde comprar e se precisa de receita médica. Meu e-mail: lucineidemidias@yahoo.com.br
      Sdc.

  18. Maria Lucia Says:

    minha filha é portadora de retinose, diagnosticada desde os 8 anos, hoje ela está com 23 anos, a doença vem evoluindo, nos ultimos anos de forma mais acentuada, levamos ela 3 vezes a cuba, mas não alcançamos o resultado esperado. Aminha esperança é na evolução da mediciana com as células troncos. lembro a todos os portadores de RETINOSE que em relação a empregos todos tem direito a fazer um concurso público e concorrer as vagas destinadas aos portodere de necessidades especiais, foi o que minha filha fez, hoje ela é Funcionária da Justiça Federal e prestou concurso concorrendo a essas vaga especiais e depois foi só comprovar a doença por laudos médicos, ela já é funcionaria da juastiçla a 3 anos.
    Boa Sorte a todos e sejamos confiantes que logo nossos amados terão uma bela resposta, acredito nisto porque tive um aviso em sonho logo que minha filha foi diagnosticada, faz mas de 10 anos mas não esqueço deste sonho, vamos todos fazer uma corrente positiva.

  19. Willian Antunes Says:

    por favor quero que me ajudem estou com retinose pigmentar, preciso mto de um tratamento, os medicos daqui de são paulo dizem que nao tem cura…

    me ajudem!!

    • Catarina Says:

      Olá Willian. Infelismente a retinose não tem cura. Sou portadora e já pesquisei em todos os sites possívies a respeito da cura mas nada encontrei. Atulamente estu tomando o palmito de vitamina A 10.000u. Esse medicamento não cura a doença mas pelo o que o médico disse e pelo o q descobri pesquisando a respeito ele retarda o avanço da doença. Não é caro e vc manda fazer em farmácia de manipulação.
      Willina, não adianta se desesperar, sei que não é fácil qdo agente descobri, mas tenha força!
      As pesquisas com as células troncos estão avançando muito, assim podemos acreditar na descoberta da cura pra gente. E que
      ela esteja próxima pra todos nós…
      Abraço.
      Catarina
      João Pessoa – PB

  20. Alberto Negreiros Says:

    Olá gente!!tb sou portador de RP e sou biólogo. Quem se interesar em participar de um grupo de portadores de RP pela conferência skype, entrem em contato comigo pelo meu email ou msn. Somos um grupo de amigos todos retinoseiros e sempre trocamos novidades, tratamentos e etc..Somos de diversas partes do Brasil. Se interesarem a vcs, ai vai o meu email e msn. betonegreiros@hotmail.com/ Orkut. Beto Negreiros.
    Já foram liberados experimentos com células tronco em nosso país e também tratamento com células encapsuladas. Então gente, vamos seguir com fé…abc

  21. Simone dias da silva Says:

    Bom dia!eu tenho um amigo que tem retinose pigmenta,e sofre muito com esse caso,ele gostaria de saber se tem tratamento,e como fazer.obrigada!!e espero a sua resposta!

    • Fernando Morrison Says:

      Palmitato e luteína, Pesquisas avançadas com celulas tronco e encapsulads o local é USP RIBEIRAO PRETO

  22. Cássia Adriana Silva Fortaleza Says:

    Boa Dia!!

    Por gentileza, gostaria de saber se há no Brasil algum médico especialista em Retinose Pigmentar, onde ele atende?, e se possivel quai as novidades em tratamento da doença no mundo, desde já obrigado e aguardo resposta..

  23. DEUSDETE Says:

    SEGUNDO O MÉDICO QUE MIM ACOMPANHA,NOS ESTADOS UNIDOS ESTÃO FAZENDO EXPERIENCIA, COM CÉLULAS DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS,ENJETANDO DA RETINA DO PACIENTE.FAALA ELE QUE DE 2 A 5 ANOS DEVERÁ SAIR OS RESULTADOS.

  24. Jana Says:

    Descobri há umas semanas que tenho retinose pigmentar! e tenho apenas 16 anos! gostaria de saber se existe alguma forma de parar o avanço da doença, não é possivel gente, EM ALGUM LUGAR DO MUNDO, tem que ter alguma coisa que se possa fazer.. não me importa o preço! Alguem já obteve sucesso?

  25. antonio rocha Says:

    eu sou portador de retinose pegmentar eu naum saiu a noite e preciso de muito claro naum vejo nada a noite e amedica q mim acompamha ela passou uma vitamina a pra mim tomar so não avança muito a doença e pssima ela maltrata mais tem fé em DEUS que ele vai cura todos nós sou do rio grande do norte

  26. ieda cristina Says:

    ola, meu nome e ieda cristina , moro nos estados unidos, tenho uma amiga no brazil que sofre de retinose e ja esta muito avancado. gostaria de saber se vcs podem ajuda-la a fazer uma cirurgia em cuba pq no brazil nao existe esse tipo de cirurgia. gostaria muito de saber a resposta de vcs, pq to querendo muito ajudar essa minha amiga. muitissimo obrigada.

    • Everson Says:

      Ieda já que mora nos Estados Unidos, por favor, procure saber a quantas andam os testes com a pesquisa com células encapsuladas, se puder me mande notícias por favor, ou por aqui, ou para meu e mail detaoaf@msn.com. è uma empresa de biotecnologia chamada Neurotech Farmaceutica e o produto tem a nomenclatura de NT – 501.Se trata de um implante intraocular que promove a recuperação das células fotoreceptoras da retina. Agradeço desde já se puder levantar algo a respeito.Abraços e conte comigo no que precisar.Leia o que passei para nossa colega Márcia logo acima. e se precisar de mais informações é só pedir aqui ou por e mail

  27. oswaldo satyro filho Says:

    ola , eu tbm sofro com esse problema desde os 21 anos , hoje estou com 29 esta um pouco + avansado principalmente a noite como sempre, o medico mandou tomar luteina e palmitato 15.000 a , disse para mim não me preocupar . Resta mesmo a fé e a esperança e que Deus nos protejas.
    londrina, Pr

  28. Ronaldo Damasceno Says:

    Olá, eu e meu irmão temos a RETINOSE PIGMENTAR e estamos sofrendo muito, preciso saber como devo falar com o pessoal de Brasilia para fazer a cirurgia em CUBA, qual seria o procedimento

  29. Ronaldo Damasceno Says:

    Por favor, quem puder me ajudar, me diga qual seria o procedimento para eu puder tratar, se alguém já se curou, se existe cura, eu caminho tropeçando, não jogo futebol direito, eu e meu irmão não estamos conseguindo sobreviver, peço ajuda do senhor Pai do Céu e também de todos que possam me ajudar, moro em Ribeirão Preto no estado de São Paulo meu endereço eletrônico é ronaldo_damasceno_@hotmail.com e que o senhor esteja sempre conosco

    • Everson Says:

      Ronaldo temos um médico aqui na Usp que acompanha o meu irmão,ele está por tras de uma pesquisa com células tronco, por enquanto com voluntários e está tendo resultados promissores. Dr. Rodrigo Jorge da Usp, que trabalha em equipe com Dr. Celso Siquiera . Procure-o.Pode consultar particular ou pelo sus.Temos esperanças. Meu e mail detaoaf@msn.com .Agradeço tb quem queira me enviar alguma novidade no tratamento assim como me coloco a disposição de quem quer que seja para passar tudo que vier ao meu conhecimento sobre os tratamentos que estão surgindo

  30. maria lucia Says:

    Olá Ronaldo! Vc já fez contato com a clinica do dr Rubens Siqueira? tenho acompanhado as pesquisas da clinica via internet, a euqipe está em busca de novos tratamentos, já começaram testes com 5 candidatos estão monitorando-so e acredito que logo teremos novidades sobe a RP. A clinica fica aí em São Paulo, em São josé do Rio Preto.

  31. Cleide Maria Says:

    Olá a todos! Há 2 anos descobri que sou portadora dessa doença terrível, tenho 49 anos e sempre fui muito ativa, me formei em psicologia, sempre gostei de ler e de atividades manuais como costurar por ex. Agora quase não posso sair de casa qdo anoitece e tenho dificuldades em realizar minhas simples atividades domésticas, principalmente qdo anoitece.
    Eu intensifiquei minha alimentação com frutas, verduras e legumes, desde que descobri o problema e tenho tomado diariamente vitaminas do complexo B e Ocuvite com Luteina e agora mudei pra Ocuvite Preservision, mas nada tem feito minha visão melhorar. Creio que somente Deus pode nos mostrar um caminho para a cura deste mal. Eu não perco a esperança, Deus está acima de todas as coisas e Ele nos ajudará!.

  32. Marlene Ferreira Says:

    Deixando de lado o ser MÃE, e dizendo como defensora que me torno dos pacientes de RP, pq defender medicos brasileiros que dizem mal de Cuba se eles não apresentam nada que possa dar uma esperança ao portador desta enfermidade, conheço execelentes medicos brasileiros, porém me apareça um que tenha sequer feito uma cirurgia tentando melhorar ou estabilizar a visão de quem quer que seja, sei também de outras tecnicas aqui no Brasil, mas nada de concreto;Então ninguem tem o direito de tirar a esperança de quem tem somente a espectativa chamada, CEGUEIRA.Como ser humano que sou fecho os olhos e peço as autoridades que façam o mesmo , por um minuto sequer e sintam como é pavoroso, quem não sente isto não tem DEUS, Se CUBA não cura, nos mostre quem o faça aqui ou deixe que os portadores tenham a chance de tentar, agradeço e peço desculpas, mas é do fundo do coração este dasabafo de AMIGA,e peço que o MM. Juiz entre em contato comigo, tenho provas favoravéis.Que DEUS abenções a todos.Marlene

  33. Aldemi de Souza Gomes Says:

    olá gostaria de saber se tem meios legais de saúde para pagar os exames ou cirirgias de retinose pigmentar em cuba

  34. Venâncio Teles Says:

    JÁ FUI PARA CUBA ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE RETINOSE E SEU RESPECTIVO ADVOGADO E AGORA ESTOU SENDO COBRADO PELO GOVERNO R$ 55.000,00 E ELES NÃO MAIS ME ATENDEM E EU ESTOU DESESPERADO E NÃO SEI O QUE FAZER

    • Marlene Says:

      Sr.Venâncio.
      O seu caso como varios outros, é simples de resolver!
      Se a cobrança é do INSS, basta que apresente os recibos, algo que seu advogado já deveria ter feito, ele é o responsavel pela
      prestação de contas (acerto) com o governo.
      Tire xerox de todos os recibos, passagens, estadia, tratamento, medicamentos e qualquer outra despesa feita neste tratamento
      e procure esta Associação a qual nunca ouvi falar, explique o que acontece, e se caso o advogado ou eles não derem uma solução procure os teus direito junto a justiça.
      *SE O INSS LIBEROU A VERBA; ELE SÓ PODE PEDIR RECIBOS E NÃO O DINHEIRO DE VOLTA*Prestação de conta;nada para coloca-lo desesperado, o que ira somente piorar a sua visão.
      Deixo claro que não sou advogada,apenas vivo á mais de 30 anos procurando ter ajuda para poder ajudar.Calma e tudo se resolvera, que DEUS te abençõe.

  35. Marlene Says:

    (MARLENE (quinta-feira, 25-02-2010 12:07) escreveu:
    Sr.Aldemi de Souza Gomes- Gostaria de deixar bem claro que o BRASIL paga por tratamento de RP em CUBA desde que seja comprovado que aqui não tem um tratamento adeguado, sei de muitas pesquisas, de medicos dedicados, mas até hoje nada de concreto me foi dito, então mediante isto devemos correr atrás de quem nos oferece uma esperança,em BRASILIA procure o INSS e entre com a documentação para tratamento FORA DOMICILIO.Espero haver ajudado ATT Marlene )

    SR.entendo a sua preocupação talvez mais que ninguem, deixo aqui minha resposta a sua pergunta, como fiz (segue anexo copia)em outro momento.

    Talvez pode parecer dificil, de fato é, mas não tanto.
    Esperimente agir como informei, qualquer coisa pode me escrever que estarei pronta a ajuda-lo.DEUS lhe abençõe.

  36. DINIS MAIA Says:

    tenho um familiar com essa doença retina pigmentosa sou de portugal gustaria de saber se existe alguns resutados sobre se já ha algum tratamento ou cura para essa doença contact-me urgente numero:938565523

  37. joao baptista Says:

    ola . gustaria de saber se exeste meios de ajuda em portugal ? so resemtement descobri o que tinha… obrigado

  38. Marlene Says:

    Eu sinceramente não gosto de responder a quem me pergunta no ANÓNIMATO, mas direi que se vc “anónimato” tiver indo uma vêz, tera com certeza o direito ao retorno, porém voltei lá com ajuda de um Sr. que infelizmente não posso citar o nome do mesmo.Quanto ao meu advogado o nome dele é JESUS.Nunca precisei contratar um, percorri toda Brasilia sozinha e se eu pude vc também sera CAPAZ.
    Boa sorte.Marlene

  39. Marlene Says:

    Corrigindo a resposta acima, eu escrevi “anônimato” mas o certo é (anônimo) desculpe o erro de grafia.

  40. raquel Says:

    boa tarde.

    descobri recentemente que tenho retinose pigmentar, e as unicas informaçoes que me foram dadas é que efectivamente a doença não tem cura.

    Gostaria de saber, se existe qualquer tipo de solução, tratamento?

    obrigado *

  41. Marlene Says:

    Boa noite.
    Eu estou um pouco afastada deste assunto, mas aconselho entrar neste site é seguro e vc tera como saber o que fazer, o caminho a seguir.
    Pode confiar…www.rubenssiqueira.com.br
    Pode enviar e-mail diretamente a ele e tirar qualquer duvida, boa sorte Marlene

  42. maria das gracas dodrig Says:

    GOSTARIA DE TER INFOMACOES SOBRE O TRATAMENTO DA RETINOSE: ENDERECO, TELEFONE, NO BRASIL JA QUE DEVIDO AO CUSTO, NAO POSSO PENSAR EM TRATAR-ME FORA DO PAIS.

  43. Léi de Vargas Says:

    Oi!
    Eu e meu irmão somos portadores, e gostariamos de saber como podemos nos inscrever para as pesquisas para a cura da Ritinose pigmentar. somos volontários.(Somos do Rio Grande do Sul) Eu tenho 23 anos e meu irmão 27anos. Se poder me informar como proceder agradeço muito. desde já obrigada. fone: 051 97743514

    • priscila Says:

      oi,gostaria de me comunicar com vcs,meu marido tem rp e estou pesquisando sobre a doença

  44. marriferr@hotmail.com Says:

    Temos um catedradico em Retinose no Brasil- http://www.rubenssiqueira.com.br
    Ele já esta fazendo (testando) implante de celulas tronco. entrem no site e falem com ele, enviando e-mails, podem citar meu nome que receberam respostas sobre tudo que precisarem, abraços.
    ATT. Marlene Riquetti. Associação -ABRASV.

  45. juliana Says:

    MARLENE ADOREI SUA ATITUDE DE AJUDAR A ESCLARECER AS DUVIDAS DAS PESSOAS, POR FAVOR ME ESCLARECA DUVIDAS ME ADD NO MSN ABRACO

  46. alvaro Says:

    ola a todos,, tenho um amigo com retinose piguementar em fase adiantadaaki em portugal,,.. gostaria de saber se a algum tratamento ou cura possivel em algum lugar do mundo, com os melhores cumprimentos alvaro jorge,,,, deixo imail para contato possivel muito obrigada… alvaro_99jorge@hotmail.com

  47. Anónimo Says:

    Sou Rafael, tenho um parente muito querido que tem esta doeca e gostaria muito de saber a onde tem o melhor tratamento para essa doenca, onde possa pelo menos melhorar a visao, nao necessariamente a cura mais sim melhorar a visa.
    Pode ser em qualquer lugar do mundo, Cuba, Japao nao importa, qualquer lugar.
    Deixo mau e-mail obrigado.
    rafa1608@hotmail.com

  48. Eliane Soares Says:

    Olá ! Alguém tem notícias de sucessos nesta ação judicial de pedido de cirurgia e/ou tratamento em Cuba?

  49. Anónimo Says:

    marlene sou uma mae desesperada ao ver filha surda com rp ela tem dois filhos pequenos p criar estou pensando levar para consultar DR RUBENS SIQUEIRA QUALQUER novidade mande email p mim por favor vera-lq@hotmail.com

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: